.:: Relacionamentos Amorosos

  Créditos: Alessandra de Melo

Os relacionamentos têm sofrido muitas mudanças ultimamente, e tantas coisas influenciaram essas mudanças.

As pessoas mudaram tanto no modo de pensar e agir, como em se vestir, e tudo isso fez com que as exigências aumentassem e consequentemente os relacionamentos amorosos ficaram muito mais complexos.

É muito comum ouvir nas conversas do dia-a-dia as pessoas falando de como é o "par ideal" para elas, e ao mesmo tempo reclamando de como é difícil encontrar tal pessoa. E é exatamente disso que quero falar!

Ao falar do par ideal a pessoa lista um monte de características e qualidades, e até mesmo atitudes. A pergunta é, podemos oferecer a essa pessoa tanto quanto cobramos dela?

Por que exigimos tanto da pessoa que amamos, ou que buscamos, se não podemos oferecer tudo isso que cobramos? E temos que levar em consideração que é bem capaz que esta outra pessoa também tenha lá sua lista de "exigências" que também busca em alguém e que também não podemos corresponder, e isso vira uma grande guerra!

E essa é a grande dificuldade nos relacionamentos, simplesmente não sabemos lidar com as diferenças. A verdade é que temos sim dificuldade em aceitar que o outro pode ter ideias, atitudes, conceitos, valores e expectativas diferentes das nossas.

E por não aceitar é que começam as brigas, conflitos, e até o fim do relacionamento. E a pergunta que fica é, por que não deu certo? E eu te pergunto, o que você fez para que desse certo?

É claro que com isso não estou dizendo que se deve aceitar tudo para que um relacionamento continue, o que quero aqui é levantar uma reflexão. Pois para que um relacionamento "dê certo" é preciso que façamos com que dê certo.

Aceitar as diferenças não é de modo algum dizer amém para tudo, mas talvez dizer "tudo bem eu compreendo que você pense diferente, apenas não concordo".

O que quero dizer com tudo isso é que se queremos ter um relacionamento é preciso sim fazer com que dê certo. Pois sabemos muito bem que relacionar-se com pessoas não é algo fácil, porém pode ser muito melhor.

 Um relacionamento amoroso precisa ser algo bom, gostoso e que nos faça bem. E para isso precisa antes de tudo ter um bom diálogo, você precisa se sentir a vontade para conversar com essa pessoa, dizer a ela o modo como se sente, como pensa a respeito de determinado assunto, e é também ouvir o que o outro tem a dizer, e é claro que haverá momentos em que não vamos concordar com o que o outro diz, e isso é bom, pois concordar em tudo seria muito monótono.

As discordâncias e diferenças podem ser boas se usarmos isso a nosso favor, e podemos ampliar muito mais o nosso modo de ver as situações se ao invés de batermos o pé para que a nossa vontade seja feita, ou que a pessoa tenha a atitude que queremos, aceitarmos o outro modo de ver e tentar entender, ceder sim em alguns momentos e  também saber se impor em outros, é algo que precisa ser dosado para que funcione, mas quem vai decidir qual é essa dosagem é o próprio casal.

Um relacionamento é como uma parceria, são duas pessoas trabalhando por um objetivo em comum, fazer o relacionamento fluir.

Um fator muito importante e que penso que muitas vezes é esquecido, é que ter um relacionamento não é jamais deixar de ter sua própria vida. Por isso pare de tentar viver e dominar a vida do outro, é preciso respeitar a individualidade de cada um. Vocês escolheram viver juntos, mas isso não significa que você não tenha seus momentos a sós, faça coisas que você gosta de fazer, seja ler um livro ou sair com as amigas e ele também pode e tem o direito de fazer coisas sem você, para que estar e fazer algo  juntos seja prazeroso, e não algo feito por obrigação ou porque vai gerar uma grande briga.




 



<< Voltar