.:: Relações de Trabalho e Estresse

  Créditos: Alessandra de Melo Barbosa

Nos dias atuais muito se fala das dificuldades no ambiente de trabalho, seja a dificuldade em lidar com os colegas de trabalho e suas atitudes, seja em lidar com as pressões, cobranças e o tempo que se é obrigado a dedicar ao trabalho, e enfim o estresse que tudo isso causa em nossas vidas.

E tudo isso traz várias questões: devo mudar de emprego? Em outra empresa será melhor? Devo mudar de profissão? E tantas outras...

E a grande questão é como lidar com tudo isso?!

Sabemos muito bem que lidar com pessoas e conviver com tantas que tem modos de pensar e agir muitas vezes bem diferentes dos nossos, não é tarefa fácil, se muitas vezes já é difícil a convivência com nossas famílias, imagine com pessoas estranhas.

O ponto principal de tudo isso é: porque nos importamos tanto com os outros e suas atitudes? Por que nos afeta tanto? O que realmente nos incomoda é que gostaríamos que as pessoas fossem exatamente como nós, que pensassem e agissem como nós, e como isso raramente acontece, nos irritamos, ficamos inconformados e lá se inicia o estresse.

O que precisamos ter muito claro em nossas mentes é que cada pessoa pensa e age de uma maneira, que nem sempre é semelhante a nossa, ela age da maneira que sabe ser, age de acordo com os valores que tem. E se pensarmos assim compreendemos que cada um só dá o que tem, e querer que ela tenha atitudes de acordo com o que queremos, é pedir a ela para dar o que não tem!

Estou falando de aceitação. Aceitar o outro como ele é. E não estou falando em concordar com tudo, mas em saber que o outro não vai agir do modo que esperamos dele, e sim do modo que ele achar correto, até mesmo porque ele pode estar enxergando essa situação de um modo diferente do seu.

E é nisso que temos que trabalhar, o nosso modo de pensar e enxergar a situação, e consequentemente o nosso modo de lidar com o outro.

Não existe uma formula magica para lidar com as situações no trabalho e as pressões, o que existe é uma mudança no nosso modo de olhar para tudo isso. Sabemos muito bem que desesperar-se não é a solução. Tem muitas coisas para fazer e tudo com prazos curtos, então vamos por prioridade, sabemos muito bem as nossas capacidades, e que em alguns casos não vamos dar conta sozinhos, então precisamos de ajuda, é preciso saber pedir essa ajuda, trabalhar em equipe, delegar tarefas, não dá pra abraçar o mundo com apenas duas mãos.



<< Voltar